Histórico no IFSC

O processo de atualização dos Projetos Pedagógicos de Curso para atender ao Plano Nacional de Educação 2014-2024, no IFSC, teve início logo após a sua publicação. Esse processo apresenta as dificuldades em seu início, tornando-se mais ameno a medida que a instituição ganha experiência com seus erros e acertos. Confira algumas ações que foram realizadas no IFSC para a efetivação da Curricularização da Extensão.

Ação 1 – Sensibilização ao processo de curricularização da extensão

  • Março de 2015 – Criação do Grupo de Trabalho da Curricularização do IFSC
  • Março de 2016 – Criação da coordenadoria de apoio à curricularização.
  • Julho de 2016 – Início da campanha de curricularização da extensão no IFSC.
  • Agosto de 2016 – Seminário sobre curricularização da extensão no IFSC com as coordenadorias de cursos superiores de tecnologia, licenciaturas e bacharelados.
  • Agosto a Dezembro de 2016 – Formações regionalizadas com Núcleos Docentes Estruturantes (NDE) dos câmpus e DIREX/PROEX.
  • Outubro de 2016 – Oferta do FIC – Formação de extensionistas em parceria com o Cerfead.

Ação 2 – Revisão dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC)

A partir da formação com os respectivos Núcleos Docentes Estruturantes, foi definido um período para a elaboração da seção dedicada às Atividades de Extensão nos projetos pedagógicos dos cursos superiores de tecnologia, licenciaturas e bacharelados.

  • 120 dias após a formação – Entrega da 1ª versão PPC.
  • 180 dias após a formação – Entrega da 2ª versão PPC.
  • 240 dias após a formação – Submissão da versão final ao CEPE.
  • Dezembro de 2017 – Conclusão da Revisão dos Projetos de Curso que foram enviados.

Ação 3 – Oferta dos cursos com previsão de 10% da carga horária em atividades de extensão

  • 2018/1 – Primeira possibilidade de campanha de ingresso IFSC com oferta de alguns cursos superiores de tecnologia, licenciaturas e bacharelados com creditação curricular de atividades de extensão.
  • 2018/2 – Finalização da primeira rodada de curricularização.

Ação 4 – Fomento de propostas e capacitação dos Núcleos Docentes Estruturantes

  • 2018/1 – Edital PROEX 21/2018 Apoio à curricularização da extensão. Doze propostas contempladas.
  • 2018/2 – Em 2018 foram analisados dezoito (18) Projetos Pedagógicos de Curso – PPC, visando adequação às normas vigentes quanto ao processo de curricularização da extensão.
  • 2018 – Foram ofertadas Oficinas de Curricularização ao longo do ano, sugerindo como construir e atualizar os Projetos de Curso. Alcançando um total de 159 participantes, nos 22 câmpus.

Ação 5 – Continuidade na capacitação

  • 2019/1 – I Seminário de Curricularização do IFSC.
  • 2019/2 – Em 2019 foram atualizados quatorze Projetos Pedagógicos de Curso – PPC, visando adequação às normas vigentes quanto ao processo de curricularização da extensão.

 


Oficinas de formação regionalizadas

Como registro das ações iniciais de capacitação, abaixo é apresentado um histórico das formações regionalizadas. O documentos das súmulas das reuniões ajudam a compreender o processo na instituição.

  • 05/05/2016 – Câmpus Florianópolis
  • 01/06/2016 – Câmpus Garopaba – Súmula
  • 26/09/2016 – Câmpus Florianópolis Continente – Súmula
  • 30/09/2016 – Câmpus Itajaí – Súmula
  • 11/10/2016 – Câmpus São José  – Súmula
  • 01/11/2016 – Câmpus Gaspar – Súmula
  • 01/12/2016 – Câmpus Urupema – Súmula
  • 02/12/2016 – Câmpus Lages – Súmula

Seguindo o objetivo de apresentar os primeiros passos e desafios enfrentados pela instituição, abaixo são elencadas as principais notícias sobre o processo no IFSC e no Brasil. As matérias completas podem ser acessadas clicando no título da notícia.


Principais notícias sobre o processo:

Atividades de extensão devem ser incorporadas aos currículos (5. setembro 2014)

Para discutir sobre como incorporar as atividades de extensão aos currículos dos cursos superiores, a pró-reitora de Graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Ângela Rocha dos Santos, participou de um dos painéis do 4° Seminário de Pesquisa, Extensão e Inovação (Sepei 2014), realizado no Câmpus Gaspar.


GT discute inclusão de extensão em currículos (13. março 2015)

O grupo de trabalho (GT) Curricularização da Extensão realizou na quarta, dia 11, sua primeira reunião, na qual foram discutidas diretrizes para implantação no IFSC do que determina a meta 12.7 do Plano Nacional de Educação 2014-2024: que 10% da carga horária de todos os cursos de graduação sejam destinadas à extensão.


IFSC retoma processo de curricularização da extensão (1. julho 2016)

pagina-curricularizacao-300x273Foi aprovada, na reunião desta quinta-feira (30) do Colegiado de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFSC (Cepe), a atualização da resolução que estabelece as diretrizes para a inclusão de atividades de extensão no currículo dos cursos de graduação do Instituto. Conforme estabelece o Plano Nacional de Educação 2014-2024, os projetos pedagógicos de todos os cursos superiores (PPC) do País deverão assegurar em suas matrizes curriculares, no mínimo, 10% da carga horária total em extensão nas áreas de grande pertinência social. A Diretoria de Extensão do IFSC (Direx) lançou um site para organizar o processo que contará com as seguintes etapas: sensibilização, revisão dos PPCs e oferta dos cursos.


 ForGrad destaca a curricularização da extensão (02. agosto 2016)

forgrad-300x209As reflexões e questionamentos sobre a curricularização da extensão ganharam espaço na programação do ForGrad Sul 2016 – Fórum Brasileiro de Pró-Reitores de Graduação, que na UEPG, destaca o tema “Formação de professores para a educação básica”. O assunto teve orientação, nesta sexta-feira (29), na mesa redonda “Curricularização da extensão: impactos na formação docente”, conduzida pelos professores doutores Lucídio Rocha Santos, presidente do ForGrad 2016 (Fórum Nacional de Pró-Reitores de Graduação); e Marcos Antônio Cunha Torres, presidente do ForProex 2016 (Fórum de Pró-reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras). Os professores acentuaram em sua fala a responsabilidade de se pensar a curricularização e a necessária prática da efetiva indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão.


Extensão discute curricularização de atividades no Seurs (5. agosto 2016)

4_mesa_seurs-200x127A diretoria de extensão do IFSC integrou mesa redonda na manhã desta sexta-feira (5) sobre o tema “Curricularização da Extensão no Ensino Superior” no IFC Camboriú.

A atividade faz parte da programação do 34º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (Seurs) e contou com a presença de outras 28 instituições de ensino superior do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.


Curricularização da extensão é destaque de roda de conversa e palestra na UNEB (15. agosto 2016)

logo

Pró-Reitores de Extensão e Graduação de diversas universidades federais e estaduais estiveram presentes, no último dia 11 de agosto, no Museu de Ciência e Tecnologia, no bairro do Imbuí, em Salvador, para participar de roda de conversa e de palestra sobre o processo de Curricularização da Extensão.


Iphan e IFSC realizam diligência no sítio arqueológico do Capão de Garopaba (26. junho 2017)

DocentesParte-do-material-arqueológico-sob-guarda-do-IFSC-Foto-MAGe-IFSC(IPHAN) em sítios arqueológicos no município de Garopaba.

A atividade, realizada no dia 26 de junho, é resultado da curricularização da extensão na disciplina de História Ambiental do Curso Superior de Tecnologia em G e alunos do IFSC Campus Garopaba participaram de diligência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional estão Ambiental.


 Comissão discute curricularização de extensão em graduações do Ifal (15. dezembro 2017)

O primeiro dia de dezembro marcou o início das discussões para a curricularização da extensão no Instituto Federal de Alagoas (Ifal). Na quinta-feira, 1, os professores Fábio José dos Santos, Marcílio Ferreira, Maria do Socorro Ferreira, Márcio Yabe e Dário Luiz Nicácio Silva se reuniram com o Pró-reitor de Extensão, Altemir João Secco, para definir as primeiras atividades a serem tomadas, visando assegurar o mínimo de 10% do total de créditos curriculares para a graduação, em programas e projetos de extensão universitários. De acordo com o Plano Nacional de Educação (PNE), o prazo final para que isso ocorra é 2024.

Ainda em agosto daquele ano, o professor André Dala Possa, do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), foi convidado para ministrar a palestra “Curricularização da Extensão” durante o Congresso Acadêmico do Ifal, realizado no Palmeira dos Índios.


Servidores e estudantes discutem Curricularização da Extensão (19. abril 2018)

29597556_1898493543508824_6372990779011375600_n

Os coordenadores de extensão da UFSC campus Blumenau  convidam para o evento Discussões Iniciais sobre a Curricularização da Extensão, no dia 19/04 (quinta-feira), a partir das 14h, no auditório da Sede Acadêmica. 

O público-alvo são coordenadores de curso, chefes de departamento, professores, servidores que atuam junto à graduação e estudantes.


Revista Caminho Aberto abre chamada para relatos de experiência sobre curricularização da Extensão (05. junho 2018)

homeHeaderTitleImage_pt_BRA revista Caminho Aberto abriu chamada especial para submissão de relatos de experiência sobre a incorporação de atividades de Extensão nas matrizes curriculares dos cursos de graduação, conforme previsto na meta 12 do Plano Nacional de Educação (PNE) – a chamada “curricularização da Extensão”. Os relatos selecionados serão publicados em uma edição especial do periódico, que tem foco na divulgação de ações e projetos de Extensão e é publicado pelo IFSC desde 2015. 

Mais informações e notícias sobre o processo de curricularização do IFSC podem ser encontradas nos canais oficiais da instituição, clicando aqui.